Existe uma grande variedade linguística no mundo. Hoje em dia, estima-se que haja quase 7 mil, uma variedade que mostra o quão grande é o número de culturas existentes, uma mais antiga que a outra. Isso sem contar as línguas mortas, como o latim.
Em alguns países, o aprendizado simultâneo de duas línguas é normal. Isso é uma questão educacional e cultural que faz parte da identidade de determinadas nações e culturas. O Canadá, por exemplo, tem como línguas oficiais o inglês e o francês.
Sendo assim, vamos mostrar quais são os países nos quais se fala o maior número de línguas.
Então, segue a lista abaixo:
1 – Papua Nova Guiné:
Mais conhecido somente por Nova Guiné, o país da Oceania tem o maior número de idiomas falados em todo o mundo, com pelo menos 820 línguas. Suas línguas oficiais são o inglês, o Tok Pisin e o Hiri Motu.
Seus idiomas têm como origem:
1 – Línguas australianas: Chegaram ao território de Papua Nova Guiné há cerca de 3.500 anos e encontram-se também distribuídas no sudeste asiático e do Pacífico.
2 – Línguas Papuas: Nativas da região. Anteriores à chegada das línguas austronésias.
3 – Línguas estrangeiras e língua crioula.
2 – Indonésia
Também localizada na Oceania, ao lado da Nova Guiné. Possui cerca de 707 idiomas falados. Sua língua oficial é o bahasa indonesia.
3 – Nigéria
Situado no norte da África, a Nigéria possui 526 línguas. O inglês é usado como língua franca especialmente em áreas urbanas. Outras línguas faladas são Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio e Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma e Central Kanuri.
Há três famílias que são bases dessas línguas:
1 – Línguas afro-asiáticas
2 – Línguas nilo-saarianas
3 – Línguas nigero-congolesas
4 – Índia
O país asiático tem 454 idiomas falados. São os oficiais: hindi, bengali, marathi, urdu, gujaráti, oriá, panjabi, télugo, canará, malaiala e o inglês, que serve como língua de conexão (língua franca) entre todo o país.
5 – Estados Unidos
O país tem 422 línguas, sendo o inglês o oficial. As outras mais faladas são: espanhol, chinês e francês.
6 – China
No país mais populoso do mundo, há cerca de 1,4 bilhão de habitantes e 300 idiomas. Os mais falados pertencem à família linguística sino-tibetana.
Há vários grupos linguísticos dentro da língua chinesa. As variedades mais faladas são: o mandarim (falado por maior parte da população), o wu (inclui o xangainês), o yue (inclui o cantonês e o taishanês), o min (inclui hokkien e teochew), o xiang, o gan e o hakka.
As línguas não sínicas faladas amplamente por minorias étnicas incluem: o zhuang, o mongol, o tibetano, o uigur, o hmong e o coreano.
O mandarim padrão é uma variedade do mandarim baseada no dialeto de Pequim, tratando-se da língua oficial nacional e sendo usado como língua franca entre as pessoas de diferentes origens linguísticas.
7 – México
Curiosamente, o país não tem por lei uma língua oficial constitucional em nível federal, apesar de que boa parte da população fala espanhol.
São 289 idiomas, entre os quais há diversas línguas indígenas (como kikapú e de guatemaltecos), dialetos menonitas do alemão, e o chipilenho (língua falada por descendentes de italianos que colonizaram a cidade de Chipilo).