O revisor de texto é uma profissão de extrema importância e com bastante demanda no mercado. Ele pode atuar em várias áreas, seja na imprensa ou mídia, em editoras, empresas de comunicação, de tradução, entre outras. É o profissional encarregado de revisar o material escrito com o intuito de lhe conferir correção, clareza, concisão e harmonia, agregando valor ao texto. Ele busca tornar o texto de fácil compreensão ao destinatário ou leitor.
Esse ofício requer que a pessoa não apenas saiba realizar uma mecânica de correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a fim de que seja aperfeiçoado. Ao mesmo tempo, ele deve trabalhar em consonância com o autor do texto original, de forma que as intervenções propostas respeitem seu desejo original e não alterem a sua intenção.

As revisões em fases
Para que cada detalhe seja observado, o revisor processa as revisões em fases:
- Revisão Primária – É a preparação de texto. Ordenação em parágrafos, capítulos, etc. de maneira a atingir o formato final que será consumido pelo leitor. Este trabalho de revisão se atém mais aos aspectos ortográficos e sintáticos. Por exemplo, nas pesquisas vindas de instituições de ensino é também realizada a adequação aos parâmetros da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou de outros órgãos similares.
- Revisão Secundária – Tem como foco as expressões verbais, os exageros, o uso da eufonia (busca de sons harmoniosos na combinação das palavras), mas principalmente a linguagem coloquial, a inteligibilidade textual, a sintaxe e a explanação das ideias. Todos os aspectos do idioma são profundamente observados.
- Revisão Final – É empreendida uma última leitura do escrito, quando então se observam as mínimas fragilidades que podem ter permanecido. Checam-se os últimos detalhes, antes do momento da entrega do texto para publicação.

Os tipos de revisões
Existem também quatro tipos de intervenções que podem ocorrer durante o processo de revisão e de interação com o produtor do texto:
- Revisão resolutiva: O revisor intervém diretamente no texto, com o objetivo de preencher lacunas e solucionar problemas, sejam de ordem formal ou de conteúdo.
- Revisão indicativa: O revisor indica quais são as alterações propostas, porém não realiza as alterações, deixando a critério do autor do texto acatar as sugestões ou não.
- Revisão interativa: O revisor realiza um diálogo com o autor. Ocorre normalmente em situações em que é necessária uma maior reflexão sobre trechos do texto que possam ter ficado obscuros ou que podem ser aprimorados de acordo com a visão do revisor. Por isso, há a interação entre as partes com o intuito de chegar ao melhor resultado.
- Revisão classificatória: O revisor utiliza uma classificação para diferenciar e destacar os diferentes tipos de inadequações.
Conheça a Lersch Traduções
A Lersch é líder no segmento de traduções no Brasil. Ela possui mais de 30 tradutores contratados, especializados em vários idiomas e áreas de atuação. Além disso, tem centenas de freelancers cadastrados e testados, oferecendo uma solução personalizada, seja para a tradução técnica ou para a tradução juramentada. Escritórios em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro.