Saber escrever um bom texto, saber lidar com as palavras e ter familiaridade com a língua é fundamental não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. Afinal, existem inúmeros documentos do nosso dia-a-dia que necessitam de clareza, principalmente na vida de um profissional, como, por exemplo, currículos, contratos, e-mails, relatórios, etc.
Tendo isso em vista, vamos indicar alguns conselhos básicos para aperfeiçoar sua escrita do cotidiano:
01 – Saiba bem sobre o que você está falando
Antes de qualquer coisa, você precisa dominar seu tema.
02 – Faça frases curtas
Sentenças muito longas podem confundir o seu leitor ou público. Escreva orações breves e simples.
03 – Tenha atenção com a pontuação
Um texto mal pontuado abre espaço para ambiguidades. Vírgulas e pontos finais servem para organizar e, principalmente, dar sentido à sua mensagem.
04 – Prefira ordem direta
Para dar clareza ao texto, é recomendável construir frases com sujeito, verbo e complemento nessa respectiva sequência.
05 – Torne concretas suas ideias
Explique de forma clara seus conceitos, propósitos e objetivos, exemplificando-os.
06 – Evite abreviações e siglas obscuras
Tome cuidado com formas reduzidas de palavras e expressões. Recomenda-se verificar em dicionários aquelas que são de uso comum na língua portuguesa.
07 – Não repita ideias
Tenha atenção especial às possíveis redundâncias na sua comunicação. Pleonasmos viciosos podem comprometer o sentido do seu texto.
08 – Não se deixe influenciar por transtornos
Um estresse rotineiro pode afetar sua escrita, gerando textos confusos e truncados. Busque serenidade e equilíbrio emocional na hora de colocar as ideias no papel.
09 – Saiba o significado das palavras
Usar palavras difíceis, sobretudo aquelas cujo significado você não domina, apresenta um grande risco para seu texto. Leia bastante, consulte o dicionário, incremente seu vocabulário técnico ao máximo e adquira, assim, conhecimentos não só ligados à sua área profissional.
10 – Conheça seu público
Saber o nível de familiaridade do seu leitor com o tema do seu texto determinará, por exemplo, se você pode ou não adotar certas alusões, termos técnicos, entre outros elementos.
E aí, gostou das dicas? Elas foram úteis para você? Conheça os serviços da Lersch Traduções. Peça seu orçamento.