Em linhas gerais, o plágio é uma violação dos direitos autorais. Para um texto ser considerado plágio, basta que algumas partes sejam utilizadas sem que haja os devidos créditos ao autor original.
Os tradutores profissionais utilizam serviços de tradução que contam com uma tecnologia conhecida como “memória de tradução”. Como ela funciona? Bom, ela basicamente armazena a tradução criada – por tradutores humanos – em um banco de dados. Essa “memória” tem o objetivo de poupar esforços de modo que se a mesma frase surgir novamente, a mesma tradução é reutilizada, possibilitando a conclusão mais rápida de um trabalho, maior precisão e menores custos.
O Google Tradutor também funciona como um mecanismo de memória de tradução. Por indexar informações, ele consegue facilmente converter um livro, como O pequeno príncipe, para diversas outras línguas. Com essa facilidade e eficácia, textos têm sido traduzidos e utilizados em blogs como se fossem de autoria de quem os traduziu, quando na verdade foram escritos originalmente em outra língua, caracterizando uma forma de plágio.
Há algumas formas de plágio, mas citaremos apenas duas, que são:
Plágio direto: cópia integral do texto original, sem referência ao autor original ou citações.
Plágio indireto: cópia parcial, ou seja, o texto é escrito com suas próprias palavras, mas a ideia original é de outro autor e você não informa a fonte ou o autor.
Tanto a tradução, como a cópia de partes de textos originais sem a devida colocação dos créditos é considerada plágio. Sendo assim, se você traduzir um texto na íntegra e utilizá-lo em seu blog sem informar quem é o autor, isso é considerado plágio. Contudo, se for informado desde o início que se trata de uma tradução, colocando a fonte original e seu autor, o texto não é considerado plágio. Se você traduzir apenas partes do texto, também deve ser feito o mesmo procedimento, informando o autor original e a fonte. O objetivo deste post foi mostrar que, algumas vezes, mesmo o uso aparentemente inocente de outras fontes pode ser considerado uma forma de plágio e isso, além de tirar a credibilidade de seu texto, é considerado crime. A melhor forma de criar autoridade na internet e evitar esse tipo de desconforto é criando conteúdos originais e relevantes e, caso você se depare com algum texto que precisa compartilhar, utilize a estratégia de Link Building ou então informe a fonte, converse com o autor original, peça permissão e sempre coloque referências em seus posts. Se tiver dúvidas, também pode consultar as leis federais e as normas da ABNT, que também se aplicam para textos web.