O italiano é uma das línguas mais estudadas do mundo. Sua importância histórica e cultural para a humanidade é imensurável, e por isso separamos algumas curiosidades do idioma.
Origem
– O idioma que agora chamamos de Italiano “Standard” (ou padrão) é um derivado da Toscana do século XIII, da língua Toscana ou Fiorentina.
– Por ser uma língua vinda do latim, o italiano tem parentesco com outros idiomas. Seu vocabulário é compartilhado com o francês, o catalão, a língua sarda, o português, e com a romena.
Na fala
– O italiano é a língua oficial da Itália, de San Marino, da Suíça, da Cidade do Vaticano e do Soberano Militar Ordem de Malta. É também uma das línguas oficiais da União Europeia. Ele é reconhecido como uma língua minoritária em outros três países: Eslovênia, Croácia e Brasil.
– Sobre os “dialetos” no país. Existem muitas línguas regionais na Itália. Dialetos são variantes de uma língua-padrão.
– Quando a Itália foi unificada em 1861, apenas 2,5% da população sabia falar a língua italiana. Todos falavam suas línguas regionais. Porém, estima-se que atualmente apenas 5% da população utiliza exclusivamente ou predominantemente sua língua regional (ou se preferir: dialeto).
– O italiano é dono do trava-língua mais difícil conhecido. Lembra aquela brincadeira de falar repetidas vezes uma frase de forma rápida? Então, veja essa: “Trentatre trentini entrarono a Trento, tutti e trentatre trotterellando”. Isso significa: “trinta e três pessoas entraram em Trento, todos os trinta e três troteando”.
– Um pouco mais de um milhão de pessoas falam italiano nos Estados Unidos, embora o número de americanos com raízes italianas seja muito maior, em torno de 17 milhões.
Na escrita
– Existem 21 letras no alfabeto italiano. As letras j, k, w, x e y não fazem parte do alfabeto, aparecem apenas em palavras de origem estrangeira, um exemplo disso é “jeans”, uma das poucas palavras com “j” nos dicionários italianos. Alguns dos dialetos usam essas letras, especialmente “j” e “k”, por isso aparecem em alguns nomes próprios e de lugares.
– Uma das maiores palavras italianas é “precipitevolissimevolmente”, que significa “muito rápido, rapidamente” com 26 letras. No entanto é facilmente superada por alguns termos médicos como “esofagodermatodigiunoplastica” com 29 letras, que se refere a um tipo de cirurgia plástica.